Entrevista - Sr. Renato Gomiero, Diretor SIDE SERVICE

1) Para crescer, grandes empresas buscam mudanças radicais. Cite-as na sua opinião.

Fusões, aquisições, concentração em determinados segmentos são as ações observadas para crescimento nos dias atuais. Quanto ao resultado, parece que há uma perda inicial, devido a aculturamento e em seqüência uma recuperação, atingindo parte da expectativa. Este processo ainda é incipiente para o setor de serviços, mas é inevitável.

2) Segundo pesquisas, presidentes temem que concorrência feroz mude dinâmica de mercado, o que você acha disso?

Concorrência feroz sempre gera alteração, no mínimo nas margens, e em alguns mercados nos players, portanto a atenção é sempre recomendável. Ficarão apenas os players com visão abrangente e com forte coerência de foco de mercado.

3) Classifique esta inovação de acordo com as seguintes frentes: Produto - Serviços e Mercado - Operacional.

A tendência natural do setor de serviços, na parte operacional, será a transformação para natureza commodities , e em cada seguimento industrial estabelecer centros de serviços que necessáriamente exigirão uma forte organização, planejamento e integração nas diversas unidades de negócio as organizações. A tendência será sempre de natureza global e integrada.

4) Quais são os planos da empresa para os próximos 2 anos?

Diversificar os serviços ofertados, sempre pautados pela qualidade e responsabilidade frente a um mercado que será cada vez mais exigente, intensificando o desenvolvimento de nossos recursos humanos, objetivando um time mais flexível, criativo e cada vez mais focado no cliente. E resumo: uma empresa cada vez mais humana, porém ágil e criativa, sempre disposta a mudar e se ajustar de acordo com o mercado ofertante, sem abrir mão dos princípios éticos, valores e estabilidade econômica e financeira.

5) Qual sua visão de mercado e atuação para este II Simpósio?

Objetivamos a consolidação no mercado da região, já que a Side tem expertise e qualidade aplicada em clientes de expressão no Vale, compatível com os requerimentos das demais empresas situadas na região. O Simpósio será a nossa marca inicial de uma presença mais abrangente.

6) De que forma pretende direcionar sua participação dentro do Simpósio?

Estabelecendo uma presença ativa na representação de uma empresa (Side) que hoje é uma referencia no mercado de alta exigência, na defesa de seus valores e princípios, porém pouco conhecida na região. O Mercado, saturado de modelos amadores e de poucas opções profissionais, está ávido por ouvir algo novo.

7) De acordo com a sua experiência o que acontecerá com o mercado político-econômico nos próximos 2 anos nas áreas de compras, exportação e tecnologia?

A competição estará mais acirrada, conseqüentemente as margens deverão ser menores, isto só já implica num movimento de redução geral de custos. Se a economia não for expandida dando espaço para mais empregos, teremos uma redução da base salarial e suas conseqüências. A Side participa de uma aliança global de serviços, onde interage com tecnologias, soluções e operações de alta produtividade, podendo responder a este mercado de alta exigência de qualidade e custos operacionais compatíveis.

8) Breve CV

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP e em Economia pela FEA-USP.

Iniciou sua carreira profissional com a coordenação de projetos de edificações atuando, posteriormente, em consultoria pela Price Waterhouse. Ingressou na área de prestação de serviços internos, "facilities", em empresas de capital internacional como Philip Morris e Bayer.

Nos últimos dez anos atua como empresário sendo sócio diretor da SIDE – Serviços, Administração e Engª S/C Ltda., empresa prestadora de serviços e, mais recentemente (6 anos) também como sócio diretor da Indoor Consulting Consultoria Organizacional S/C Ltda, empresa de assessoria e consultoria em higiene & limpeza associada à Daniels Associates Inc., empresa americana do mesmo segmento e do qual tem a liderança mundial.

Participa constantemente de feiras e congressos nacionais e internacionais dentro de seu segmento, realizando trabalhos e palestras a nível empresarial e institucional.

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